top of page
  • Foto do escritorHemily Savi

OS VESTIDOS IDEAIS: Uma entrevista com Pnina Tornai



Desde 1941 a Kleinfeld Bridal ajuda suas noivas a encontrarem o vestido perfeito, para aquele dia tão especial que é o casamento. E é também dentre as paredes da loja de vestidos de noivas mais famosa do mundo, que é gravado o programa Say Yes to the Dress ou como é mais conhecido no Brasil e distribuído pelo Discovery Home & Health "O vestido ideal". E para está entrevista, conversei com ninguém mais, ninguém menos que a designer de vestidos de noiva do programa, a israelense Pnina Tornai.



• Olá Pnina, muito prazer. Você pode nos contar um pouco sobre sua história?


Embora eu nunca tenha considerado o design como uma carreira, sempre costumava fazer roupas para minhas amigas com as toalhas de mesa da minha mãe. Meu sonho era ser atriz, que agora também sou além de designer. Durante um período muito difícil da minha vida, tive um sonho em que via vestidos de noiva caindo do céu e sabia que esse era um chamado de Deus. Tenho desenhado vestidos de noiva desde então.


• Você acha que o lugar onde você nasceu influenciou seu estilo?


Minha paixão pelo design foi inspirada por minha mãe marroquina e pai egípcio, que me expôs a elaboradas cerimônias culturais e celebrações desde muito jovem. Gosto de incorporar bordados, tecidos e elementos de design que são uma homenagem a essas culturas.


• Você esteve na carreira militar há algum tempo, nessa época você já queria trabalhar com moda ou foi uma paixão que veio depois?


Embora eu sempre tenha tentado deixar meu uniforme militar mais estiloso, minha paixão pelo design veio depois.


• E em que momento você começou a trabalhar especificadamente com vestidos de noiva?


Eu tinha uma loja onde vendia roupas, mas depois de ter um sonho onde podia ver nitidamente os vestidos de noiva caindo do céu, soube que era minha vocação. Logo transformei minha loja em uma loja de noivas.


• Como é o seu processo criativo, da ideia à peça final?


Meus vestidos tendem a vir a mim em sonhos, mas também me inspiro em minhas viagens, minhas noivas e na vida em geral. Cada projeto começa com um esboço, depois, um padrão é feito e, em seguida, o processo de construção começa. Se for um vestido de passarela, às vezes o design muda antes que a peça final esteja completa.


• Você tem uma boutique própria dentro da Kleinfeld, além de outros negócios, qual a parte mais difícil de tudo isso?


Eu tenho minha própria boutique na Kleinfeld, meu ateliê em Israel e muitas lojas ao redor do mundo que vendem meus vestidos. O mais difícil é não poder conhecer todas as minhas noivas. Eu adoraria ajudar cada um a encontrar o vestido dos sonhos.


• Quem te inspira na moda?


Estou muito inspirado por minhas noivas e o feedback que elas dão ao experimentar os vestidos. Às vezes, quando personalizo um vestido, acabo fazendo um estilo parecido com uma peça de amostra depois que a noiva se casa.



• Sua produção é interna ou terceirizada?


Minha produção é interna. Tenho um ateliê em Israel e minha própria fábrica na Ucrânia.


• Como é ter suas peças em uma das lojas mais renomadas e em um dos programas mais famosos (SYTTD)? Você acha que isso influenciou sua carreira?


Meus vestidos são exclusivos da Kleinfeld nos Estados Unidos, e é realmente a melhor loja de noivas do mundo. Estou muito grato por estar em parceria com eles. Eu me comunico com meu gerente de boutique lá para ver quais estilos estão em alta e quais peças eles precisam para preencher as lacunas na variedade de vestidos. Ter a oportunidade de vender meus vestidos na Kleinfeld há mais de 20 anos mudou verdadeiramente minha carreira.


• O que não pode faltar em um vestido de noiva Pnina Tornai?


Olho para os detalhes, tecidos e enfeites de qualidade e uma estrutura incrível.


• Sei que você não cria apenas vestidos de noiva, inclusive sou apaixonada pelas suas peças utilizadas por Danielle Jonas, como foi a escolha do vestido para ela?


Muito obrigada! Danielle é linda por dentro e por fora, e é sempre um prazer trabalhar com ela. Escolher um vestido para ela foi um processo fácil. Embora eu sempre dê minha opinião quando solicitada, cabe realmente ao cliente quando se trata de comprar um vestido importante, seja para um evento ou um casamento.


• Você realiza trunk shows? Quais são as vantagens?


Eu faço trunk shows na Kleinfeld Bridal cerca de uma vez por mês, e as outras butiques onde meus vestidos são vendidos também têm. A vantagem de fazer compras em um dos meus trunk shows na Kleinfeld é que geralmente há um desconto nos vestidos, e posso ajudar cada noiva a personalizar seu, se ela desejar.


• O mercado de roupas de noivas sofreu um pouco com o momento em que vivemos, devido aos eventos cancelados. Como você acha que isso afetará a procura por grandes vestidos de festa?


Acho que as noivas ainda vão querer usar vestidos de noiva, mas podem querer gastar menos por causa do aperto financeiro da época. Embora eu ache que as indústrias de casamentos e eventos estejam lutando, os casamentos ainda vão acontecer. Eles podem ser menores e mais íntimos até que os casais se sintam mais confortáveis ​​e seguros.


• Alguma dica para quem quer trabalhar com moda direcionada a noivas?


Vá em frente! Pesquise o que é preciso para ter sucesso e faça isso. Pratique seu desenho, costura ou, se quiser trabalhar com vendas, tente conseguir um emprego ou estágio para ganhar experiência. E lembre-se de sempre ter uma atitude positiva. Isso o levará longe nos negócios e na vida!


E assim finalizei as perguntas, como na entrevista que realizei anteriormente com Carlor Gardin, fiquei extremamente nervosa ao entrevistar Pnina Tornai. Afinal não é todo dia que temos a oportunidade de conversar com uma estilista como ela, e que realiza trabalhos tão incríveis.

Ela foi super gentil e respondeu as perguntas prontamente, uma das maiores características que observei ao receber suas respostas foi sua humildade, pois ela me entregou o que questionei de uma forma que eu nem imaginava que aconteceria. Sem se importar se eu era uma grande repórter ou simplesmente uma acadêmica escrevendo para um blog pessoal, sem distinção. Apenas uma grande designer compartilhando um pouco sobre seu trabalho...


Para fechar com chave de ouro, selecionei alguns videos com participações de Pnina Tornai no programa e convido você para assistir comigo à todos os "sim" aos vestidos ideais criados pela designer, ou momentos importantes:

E aí gostou? já assistiu ao programa? Já conhecia o trabalho dela? Me conte aqui ou lá no instagram @hemilysavi, vou adorar saber!

bottom of page